Texto de: Jesuino Alves
Fecha-se as cortinas: a platéia aplaude e vaia ao mesmo tempo, ninguem retorna para agradecer pois, não ha o prazer do dever cumprido. Afinal o dever é da platéia.
A platéia retorna com a sensação de que fez valer um direito, mas não tem a certeza que fez a escolha certa (desconfiança). Engole a salíva, respira fundo, levanta a cabeça com um olhar tenso e ao mesmo tempo pensativo diz pra sí mesmo: Bom ou ruim vou ter que engolir por quatro longos anos.
Sabedores do poder que concedera a alguém que,nem sabe das suas nescecidades, o que pensa, o que faz, o que almeja e que até mesmo tem sentimentos, valores, desejo de mudança ou que acha que essa é a única manera de expressar o seu protesto.
É, mas agóra só ha as lembraças dos panfletos, dos cartazes e neles os sorrisos extravagantes, sardicos e ironicos. Os bordões engraçados, ridículos e hipócrita.
Os jungls maliciosos, repetitivos e irritantes ao extremo. Parodiadas de musicas conhecidadas, pois é uma tentativa de fixar na mente da platéia; e surte efeito porque muitas vezes conseguem.
Ainda existe platéias que se deixa levar, que não questionam o conteudo dos protagonistas e não entendem que essa é uma maneira preguiçosa de fazer as coisas. limitam-se em copiar em vez de criar,
Com certeza vão procurar sempre a maneira mais fácil, o difícil fica para o proximo e ja será a desculpa para uma possivel volta.
Como platéia, eu fico imaginando o que acontece nos bastidores depois de um grande espetáculo.
Os protagonistas agora vão refletir em silencio, sentados exaustos e enquanto tiram as mascaras e a maquiagem.
Ao se depararem com a imagem refletida no espelho se dão conta de que a imagem verdadeira, não existe; ficam confusos e demoram a se acostumar e ser reconhecidos novamente com a imagem verdadeira ou falsa....
Isso é o que menos importa porque agora precisam desfazer do personagem compor o outro para ser diplomado afinal diploma é um reconhecimento pra quem se esforça.
É preciso também desmontar o cenário e se preparar pois daqui a quatro anos, começa tudo denovo e dessa vez o diploma tem que ser reconhecido em outros territórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário